A IA realmente entrou em nossas vidas e se tornou um tema muito popular, especialmente depois do lançamento do ChatGPT no final do ano passado. Antes de nos aprofundarmos em algumas das aplicações que esta ferramenta poderá trazer às empresas de investimento, é importante contextualizar: o que é o Chat GPT? O Chat GPT é um modelo de linguagem que foi abastecido com uma grande quantidade de dados de texto e treinado para poder executar uma ampla variedade de tarefas relacionadas à linguagem natural. Sua capacidade de entender o contexto e a intenção por trás das perguntas ou consultas do usuário o tornam uma ferramenta muito útil para desenvolver chatbots e melhorar a precisão nos sistemas de busca de informações. O Chat GPT foi desenvolvido pela OpenAI, uma organização de pesquisa em inteligência artificial fundada em 2015, com sede em San Francisco, Califórnia.
Alguns dos benefícios que o Chat GPT e outros grandes modelos de linguagem (LLMs) podem trazer para os processos de análise de investimentos são:
Processamento de grandes bases de dados. Os analistas geralmente ficam sobrecarregados com a enorme quantidade de material que deve ser processado para analisar uma empresa – balanços, comunicados à imprensa, ligações com investidores – gerando um fluxo interminável de informações. Isso força as equipes de investimento a se concentrarem em pesquisas profundas, em um prazo limitado para tomar decisões de investimento. Assim, ferramentas orientadas, como ChatGPT e LLMs, podem executar tarefas demoradas para analistas que esgotam recursos desproporcionais em tarefas que, ao final, podem nem ser relevantes ou acabam não sendo realizadas.
Maior cobertura de apresentações, balanços corporativos e resumos de reuniões. Os analistas geralmente cobrem dezenas de empresas em um ou mais setores, ao mesmo tempo em que monitoram concorrentes e possíveis candidatos a investimentos. Durante a temporada de resultados, é impossível participar de todas as atividades das empresas que são cobertas, bem como outras atividades relacionadas e que possam ser de interesse. Nesse sentido, o ChatGPT e os LLMs podem oferecer uma solução, gerando resumos com alto número de qualidade e precisão. Além disso, esses modelos permitem identificar mudanças substanciais no texto das apresentações corporativas, o que pode indicar uma mudança de tendência ou estratégia na direção da empresa e que, sem dúvida, exigirá uma análise mais aprofundada. Além disso, o ChatGPT pode resumir as transcrições do Zoom e transformar notas completas em formatos definidos e fáceis de usar, como frases completas ou pontos-chave. Também pode ser usado para extrair tópicos de textos mais longos e desfocados, ajudando os analistas a entender instantaneamente uma conversa desconexa.
Promover a produtividade. Além das questões técnicas, o ChatGPT representa um desafio cultural, com as equipes de ciência de dados devendo promover ativamente seus benefícios e mostrando exemplos tangíveis. Diante desse cenário, os analistas precisam descobrir o que podem automatizar, familiarizar-se com a tecnologia e entender suas limitações para fornecer resultados de alta qualidade. Novas tecnologias LLM fornecem acesso fácil para qualquer pessoa com habilidades básicas de programação. Então, uma vez identificados esses gargalos logísticos nos processos de análise, a IA pode implementada de forma criativa para criar eficiências tangíveis.Finalmente, se especula que todas essas novas capacidades tecnológicas poderiam eventualmente substituir o capital humano. No entanto, concordamos com a opinião dos especialistas, no sentido de que ambas as variáveis da equação são complementares. Ao combinar a inteligência humana, refletida na experiência em analisar empresas e tendências de mercado, com o poder de processamento do ChatGPT, podemos elevar o benefício da IA, melhorar a eficiência do processo de análise e, finalmente, tomar melhores decisões.

Fonte: AB- AllianceBernstein









